Vamos a uma vídeo-aula sobre os sinais mais comuns utilizados num deslocamento em comboio por motos.
Vídeo realizado por Tenere MC
SINALIZAÇÃO EM DESLOCAMENTO
Conheça um pouco da sinalização :
- Parada ou emergência à frente: Mão esquerda espalmada para cima.
- Dobrar a esquerda: Apontar para esquerda na altura do ombro – não isenta o uso do pisca.
- Dobrar a direita: Apontar para direita por cima do capacete – não isenta o uso do pisca.
- Retornar a frente: Apontar para cima fazendo círculos no ar.
- Reduzir velocidade: Braço esquerdo aberto subindo e descendo (como um leve bater de asas).
- Problemas na moto ou estou sem gasolina Indicar com o polegar da mão esquerda virado para baixo, subindo e descendo o braço.
- Braço estendido para cima com indicador apontando para o céu: formação de fila indiana. Este sinal é muito útil em estradas de faixa simples e para a passagem livre em pedágios.
- Braço estendido para cima com indicador e dedo médio formando um “V” apontados para o céu: Formação de fila dupla intercalada.
- Braço esquerdo ou direito estendido para baixo com indicador apontando para o asfalto: Solicitação para que a moto de trás ocupe a posição apontada. Utilizada para poder transmitir alguma instrução ou solicitar que a moto desgarrada do bloco, ocupe aquela posição.
- Braço esquerdo estendido para baixo com mão espalmada em movimento de abano horizontal: Solicitação para que a moto ou veículo que vem atrás faça ultrapassagem pela esquerda. Utilizada pelos anjos que se deslocam para o fim do pelotão para ver se tudo está bem.
E é claro, temos também que saber identificar cada membro do MC, dentro do comboio e suas funções no deslocamento e paradas. Mas isso é assunto para a próxima postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário