segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Tipos de cumprimentos: o cumprimento MOTARD (parte 1)


Muitos de vocês já devem ter reparado que os motociclistas, quando se cruzam, cumprimentam-se, isto é perfeitamente normal. Existem alguns tipos de cumprimentos:
– acenar a cabeça;
– dar sinais de luzes, pode ser alternando entre médios e máximos, como pode ser, desligando as luzes e voltando a ligar (embora possa ser usado para indicar perigo à frente);
– ao passar  à frente do motociclista esticar a perna direita (embora seja usado também para indicar um perigo na estrada), uma vez que utilizando a mão iria ser necessário tirar a mão do acelerador;
– levantar a mão numa posição aberta ou fechada, entre outros cumprimentos que passarei num outro tópico. 
Mas o gesto mais usado para o cumprimento é sem dúvida o cumprimento em “V” (Motard), faz-se levantando a mão para cima com os dedos recolhidos e apenas os indicador e dedo médio esticados formando um V.
Resultado de imagem para cumprimento motardEste gesto começou com o piloto Barry Sheene que costumava fazer este sinal quando conseguia uma vitória. Ficou tão popular no mundo dos motociclistas que hoje em dia é uma prática comum entre os amantes das duas rodas, mesmo que não se conheçam de lado nenhum. Por respeito, prazer, muitas são as razões para o fazer, mas essencialmente para sentirmos que fazemos parte de uma grande comunidade que é o mundo motociclista.


Claro que nos dias de hoje, é quase impossível sairmos cumprimentando todos que cruzam por nós no dia-a-dia, tamanho o número de motociclistas nas ruas, porém, ao cruzar por outro motociclista na estrada, ou mesmo na cidade por um local mais trânquilo, com trânsito menos intenso, não deixe de fazer seu cumprimento, mesmo que não seja correspondido.
Cabe aqui, uma breve explicação sobre o significado da palavra "MOTARD": 
- pessoa que conduz uma motocicleta, motociclista, pessoa dedicada ao motociclismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário